Programação
I Festival Enreda
RaÍZES
Artesania e Lutheria - como fazer uma caixa de folia
10/04 - 14 horas - artesanias
Tutorial de como construir uma Caixa de Folia, uma espécie de tambor usado na Folia de Reis e Moçambique, usando o tronco da Piteira e outros materiais. O artista apresenta a planta que dará a matéria-prima e em seguida o passo a passo para sua construção, trazendo um pouco da sua trajetória de saberes junto a sua sonoridade com a caixa pronta.
Mãos que produzem
10/04 - 16 horas - artesanias
Tutorial demonstrando a criação de artesanato de argila, manualmente. Os utensílios e peças feitas em argila são influências culturais deixadas pelos índios e mantidas vivas até os dias de hoje.
As fotos de divulgação e presentes no vídeo são do fotógrafo Luiz Gonzaga Valcazara.
I Mostra de
Artes Plásticas
10/04 - 19 horas - artes plásticas
I Mostra de Artes Plásticas, com as obras:
Algumas coisas preciosas - de Baga Defente
Amantikir - de Camaleão
Calmaria do Mato - de Sé Cordeiro
Corpo Rizoma - Lizis
Elemento Mulher - Alice Quadrado
Jogos dos Brilhinhos - Rodrigo Seles
Redes e Riscos - de Lígia Kamada
Sonho Enlatado - de Lara Fioravanti
Um pouco da história - Rodrigo Chov
Bonezinho Vermelho
10/04 - 20 horas - artes cênicas
Bonezinho vermelho é um cordel encenado. Uma versão do clássico conto "Chapeuzinho Vermelho", porém no contexto de uma menina do MST, no cerrado paulistano.
Originalmente um teatro itinerante, com o objetivo de chamar a atenção das famílias para as riquezas da área rural.
Abayomi - nosso tesouro ancestral
11/04 - 14 horas - artesanias
Abayomi – nosso tesouro ancestral é um tutorial que resgata culturalmente a ancestralidade através da boneca sem costura feita a mão. Esta prática é valiosa, pois é um artesanato ancestral, ou seja, passado de mãe para filha sem ano exato de início. Com forte influência do povo Bantu em sua constituição, é feita sem costura com retalhos de tecidos.
Oficina virtual de construção de pífano
12/04 - 14 horas - artesanias
Oficina virtual de construção de pífano apresenta a possibilidade de conhecer e criar um instrumento que compõe a complexa cultura popular espalhada pelo Brasil e visa garantir o acesso à história, produção e manejo de um instrumento tão presente na cultura brasileira.
Stilo Fibras
12/04 - 16 horas - artesanias
Stilo fibras apresenta tutorial de transformação da fibra da banana em utensílios e objetos de decoração, mostrando a cultura de Itarari, no Vale do Ribeira, e apresentando uma técnica extremamente sustentável.
O vídeo mostra como é feita a retirada do tronco da banana , de onde é retirada toda a fibra a ser utilizada, e em seguida ensina-se como criar um lindo descanso de panela.
Oficina de macramé
13/04 - 14 horas - artesanias
Oficina de Macramê visa compartilhar um saber tradicional, praticado pelo oficineiro há décadas, por meio da criação de uma peça de decoração, em macramê.
Nessa oficina será criado um porta-plantas, e serão apresentados os nós do macramê, com os quais é possível criar diversas peças.
Entrelaçando sobras em busca de nós
14/04 - 16 horas - artesanias
Entrelaçando sobras na busca de nós apresenta tutorial de aproveitamento de embalagens de leite longa vida para criação de bolsas, empregando técnicas transmitidas de mães para filhas, estimulando um olhar sustentável sobre materiais que são descartados em nosso dia a dia.
O interior do café
14/04 - 20 horas - artes cênicas
O interior do café é uma história narrada pela atriz Maria Alice Ferreira, em companhia de Dona Gema, que de uma maneira bem humorada, ajuda a pontuar os principais fatos que culminaram na chegada do café ao Brasil, especialmente ao interior de São Paulo.
Xequerê
15/04 - 14 horas - artesanias
Xequerê traz tutorial apresentando a confecção do instrumento de raiz africana, muito usado em grupos de afoxés e maracatus, também usado em tratamento psicanalítico.
Essa prática traz consigo uma história de força e resistência através do tempo, a confecção deste instrumento proporciona também um passeio através de sua origem, fortalecendo a história de um povo através da arte.
Raízes - medicinas dos quintais e terreiros
15/04 - 16 horas - artesanias
Raízes - medicinas dos quintais e terreiros é uma oficina que busca transgredir os limites do aprender, aproximando-se da didática de Paulo Freire, e encontra nas histórias e causos populares uma maneira de falar e ser compreendida.
A água que brota do monte
15/04 - 20 horas - artes cênicas
A água que brota do monte é um experimento de contação de histórias, com recursos audiovisuais, inspirado na lenda local que conta da origem da nascente do rio Trabiju, na cidade de Pindamonhangaba, a partir da perspectiva da nação Puri - povo originário da bacia do Rio Paraíba do Sul (da qual o Trabiju faz parte).
O travesseiro de macela
16/04 - 14 horas - artesanias
"Travesseiro de Macela" traz uma união do artesanato com agulha e linha e do saber popular, da medicina dos terreiros, que fala sobre os poderes calmantes da macela. No tutorial será mostrado como fazer artesanalmente as fronhas, prezando o saber dos pontos feitos pela agulha e a linha, além de mostrar as lindas e antigas máquinas analógicas de costura.
Artes em Argila
16/04- 16 horas - artesanias
"Artes em Argila" mostra o artesanato tradicional da região do Alto Vale do Ribeira , com peças utilitárias e decorativas e uma herança que os mestres deixaram e foi sendo passada de geração em geração. A oficina mostra a produção da modelagem até a queima.
O chão de lá pra cá
16/04 - 20 horas - artes cênicas
O chão de lá pra cá é um convite para conviver, para cantar e conhecer um pouco da cultura da família Barbosa de Souza, que se mistura com a história da cidade de Araraquara, especificamente da Vila Xavier em décadas passadas, até o presente momento.
Cachimbo do velho trabalhador
17/04 - 14 horas - artesanias
"Cachimbo do velho trabalhador" é uma oficina que apresenta uma manifestação artística, cultural ancestral de resgate das raízes africanas, indígenas e caipiras, ensinando, do começo ao fim, como é feito um cachimbo artesanal.
A construção do som: a viola caipira e seu artesão
17/04 - 16 horas - artesanias
"A Construção do som: A viola Caipira e o seu artesão" vem apresentar a construção da viola caipira pelas mãos do artesão José Montezano. Busca apresentar de forma sensível as principais partes da viola caipira e os cuidados para que ela apresente o melhor som.
É um vídeo que demonstra a construção das partes que integram a viola caipira. O violeiro Átila Silva e o Artesão Zé da Viola trabalham juntos na construção da viola caipira e no seu aperfeiçoamento como um instrumento acústico. O vídeo foi produzido utilizando tecnologias como câmera e celulares para a captação das imagens que posteriormente foram editadas.
II Mostra de Artes Plásticas
17/04 - 19 horas - artes plásticas
II Mostra de Artes Plásticas, com as obras:
A Mulher que ouve Histórias - de Talita Horniche
A poesia do Movimento mecânico - de Du Salzane
AlimentaChão - de Rafaela Santos
Congada de São Benedito - de
Ângelo Gill
Igaratá - de David Guglielmoni
Mulheres Colhendo Flores - de Anelise Bisson
Saudades dos Tempos de Itatinga - de Fernanda
Terra de Ouro Verde - de André Franco
Tropeiro do Vale - de Allan Guglielmoni
Mojubá
17/04 - 20 horas - artes cênicas
Mojubá transita entre a Brasilidade (apresentada pelo o trabalhador rural, o cortador de cana) e o Sagrado, apresentando os Guardiões deste mundo (na imagem, muitas vezes mal interpretada, do Exu).
Uma obra que define o sincretismo religioso e ao mesmo tempo o desmarginaliza, mostrando que em todos nós estão presentes as culturas e as crenças de todos os antepassados dessa terra.
Oficina de bugalhos
18/04 - 14 horas - artesanias
"Oficina de bugalhos" é uma ode à infância, aos momentos ao lado das avós, mães e as mulheres que nos antecederam. Um brinquedo universal, feito à mão, passado através dos tempos pelas nossas matriarcas. O bugalho, as cinco marias, cinco pedrinhas, ou qualquer outro nome que ganhe pelo Brasil afora, não é só um brinquedo, é um objeto histórico, presente até mesmo em uma das poesias mais famosas de Alberto Caeiro.
De mãe para filha - o ser mulher moldado como eu quiser
18/04 - 16 horas - artesanias
A oficina traz uma proposta de criar uma massa modelável com materiais acessíveis, que possa ser utilizada para diferentes peças de artesanato, oferecendo diferentes alternativas dentro da necessidade de cada mulher que assistirá!
Além de trazer a história de uma mulher forte que nos representa em tempos tão difíceis para mulheres!
18/04 - 20 horas - artes cênicas
"O Quintal" conta a história de um espaço: o quintal. Nesse Quintal tem uma árvore, galinhas, um varal com roupas secando, coisas velhas, pedrinhas e folhas secas. Nesse quintal mora uma Galinha (cocó?). Nesse quintal brinca um Menino. O quintal, nessa história, não é somente o terreno com jardim ou terra batida, mas o espaço que se transforma em cenários de suas brincadeiras. Nesse quintal o tempo não pode ser medido pelo relógio, uma vez que uma hora poderia significar vários anos ou apenas alguns segundos, dependendo das fantasias vividas pelo menino e sua companheira a Galinha.
18/04 - 20h30min - artesanias
O carrinho de rolimã é um brinquedo marcante para uma geração de brasileiros. Ele era feito muitas vezes de forma rústica por crianças, adolescentes e adultos. Seu feitio era passado de geração para geração. Hoje em dia pode ser bem mais fácil a sua execução pela maior acessibilidade a ferramentas e máquinas de artesania, além de inúmeros tutoriais existentes de como usar cada um desses objetos. Nesse tutorial de 2021, Wilson usa técnicas e ferramentas de marcenaria relativamente fáceis de encontrar e de usar em casa.
Ao artesão Wilson Roberto Costa dedicamos o I Festival Enreda Raízes, sua lembrança sempre será querida a todos nós e sua obra será sempre referência.